Exposição fotográfica “Herança Compartilhada” chega à Viçosa
A Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil levará para Viçosa e mais nove cidades de sete estados do Brasil a exposição “Herança Compartilhada”, com fotos dos festivais que resultaram no livro de mesmo nome lançado em 2013 em parceria com o Sesc SP e o Senac SP. Em Viçosa, a exposição terá o apoio do ICBEU e da Universidade Federal de Viçosa e será realizada na Pinacoteca da UFV a partir do dia 25 de outubro, será gratuita, e ficará na cidade até dia 10 de novembro. Ao todo são 20 fotografias tiradas por fotógrafos brasileiros nos EUA e fotógrafos norte-americanos no Brasil. A abertura da exposição será no dia 25 de outubro, às 20h na Pinacoteca da UFV, localizada ao lado da Caixa Econômica Federal. Após a abertura da exposição, haverá uma visita guiada feita pelo curador João Kulcsár.
O festival “Herança Compartilhada” foi realizado nos anos de 2005, 2007, 2010 e 2011, pelo Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, em parceria com Sesc SP e Senac SP. Através de uma série de exposições, seminários, workshops e palestras, grupos de intelectuais, brasilianistas, estudantes e fotógrafos discutiram as semelhanças e os contrastes da herança cultural de Brasil e Estados Unidos, a partir da presença de indígenas, africanos, europeus e de recentes movimentos migratórios nos dois países.
Em 2013, o Consulado, a Editora Senac São Paulo e o Sesc São Paulo lançaram o livro homônimo que, organizado por Matthew Shirts e João Kulcsár, reúne seis artigos de autores brasileiros e norte-americanos, que analisam, sob diferentes ângulos, as formações culturais de Brasil e Estados Unidos.
As imagens presentes na exposição, de fotos históricas selecionadas dos acervos do Ellis Island Immigration Museum – Nova York e do Memorial da Imigração – São Paulo; e de fotos contemporâneas selecionadas a partir do intercâmbio de fotógrafos durante cada festival, foram escolhidas de modo a incentivar a discussão sobre assuntos comuns aos dois países, relacionados às populações indígenas, aos afrodescendentes e à imigração.
Este primeiro ciclo de itinerância da exposição, com início em abril de 2015 e término em junho de 2017, contempla as cidades de Marília (SP), Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP); Vila Velha (ES); Recife (PE); Uberaba (MG); São Luís (MA); São José dos Campos (SP); Salvador (BA) e Viçosa (MG). A exposição em Viçosa conta com o apoio do ICBEU e da Universidade Federal de Viçosa, por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, Divisão de Assuntos Culturais, Pinacoteca da UFV e Diretoria de Relações Internacionais da UFV. Até o dia 10 de novembro, a exposição poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, de 08h às 12h e 14h às 18h. Visitas monitoradas devem ser agendadas pelo telefone (31)3899-1368.