Informativo

Símbolos, traços e olhares registrados em fotografias são expostos na Pinacoteca da UFV

De 25 de agosto a 24 de setembro de 2023, a Pinacoteca da UFV apresentará a exposição CongoÊ, do fotógrafo Rodrigo Avelar. As fotos, tiradas em uma celebração cultural e religiosa na cidade de Ouro Preto – MG, procuram retratar e resgatar um pouco da cultura popular, negra e ancestral. A proposta expositiva foi selecionada no Edital de Exposições 03/2019/PEC, porém, devido a Pandemia, foi realizada somente na versão virtual, ainda disponível em EXPOSIÇÕES | Pinacoteca (ufv.br)

A abertura do evento será no dia 25 de agosto de 2023 (sexta-feira), às 17h, na Pinacoteca da UFV. Serão expostas 20 fotografias do Encontro de Guardas de Congo, ocorrido em Ouro Preto, no dia 13 de janeiro de 2019. Anualmente, sempre no segundo domingo de janeiro, é celebrada na cidade mineira, antiga Vila Rica, a festa do Congado de Nossa Senhora do Rosário e de Santa Efigênia. Tratam-se de fotografias digitais que passaram por processo artesanal de revelação em Cianotipia, com o intuito de combinar o resgate dessa cultura popular negra ancestral com um pouco da história da fotografia, utilizando de uma de suas técnicas mais populares.

Nascido em Ribeirão das Neves, o fotógrafo Rodrigo Avelar realiza registros há mais de 10 anos. Durante sua trajetória, ele relata já ter passado por diversos períodos na sua relação com a construção de narrativas através das imagens. Em 2019, o fotógrafo vivenciou um desses momentos, que veio marcar o seu reencontro com a fotografia em sua forma mais tradicional, onde pode estudar processos de revelação como a Cianotipia e experimentar mais equipamentos analógicos. As fotografias, apesar de serem feitas com uma câmera digital, foram registradas por uma lente analógica. Nelas, propôs-se a abrir mão da nitidez e do foco perfeito, abrindo-se à possibilidade de se aproximar mais do assunto da fotografia e do ato de fotografar. Atualmente, Rodrigo reside em Ubá – MG, tendo percorrido muitos caminhos, e, mesmo alguns anos depois, segue construindo narrativas, histórias e afetos por meio de imagens.

A exposição CongoÊ conta com audiodescrição. A Pinacoteca da UFV funciona de segunda a sexta-feira, de 14h às 18h e está localizada ao lado da Caixa Econômica Federal, no campus universitário. O evento tem entrada gratuita e conta com a realização da UFV, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Divisão de Assuntos Culturais, Museu Histórico e Pinacoteca da UFV.  O evento é apoiado pelo Edital 03/2023 da Fundação Arthur Bernardes (FUNARBE), que visa estimular a difusão do conhecimento, apoiando e patrocinando eventos de caráter científico, tecnológico e cultural promovidos por órgãos vinculados à UFV, pela Unidade Interdisciplinar de Políticas Inclusivas (UPI/UFV), Divisão de Eventos e a produtora REVOADA.

Audiodescrição resumida : Exposição CongoÊ, de Rodrigo Avelar. Mulher de perfil  com coroa, no alto à esquerda o título da exposição “CongoÊ” e o nome do artista “Rodrigo Avelar”. À direita as informações: Abertura dia 25 de agosto, às 17 horas e período expositivo de 25 de agosto a 24 de setembro e Local Museu Histórico e Pinacoteca da UFV. Abaixo, à direita logo da audiodescrição. Abaixo, à esquerda, mulher negra com cabelos longos trançados e coroa de pérolas, brinco com o escrito “Sah Rainha” e vestido  rosa choque. Ela é vista do peito para cima, de perfil para a esquerda. À direita, estão as logos da Universidade Federal de Viçosa, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, da Divisão de Assuntos Culturais, da Pinacoteca e do Museu Histórico da UFV como realização e as logos da Fundação Arthur Bernardes (FUNARBE), da Divisão de Eventos, da Produtora REVOADA e da Unidade Interdisciplinar de Políticas Inclusivas (UPI/UFV).